Mulheres Empreendedoras no Mercado Imobiliário: Conquistando Espaço e Inspirando

woman in white floral dress carrying baby during daytime

Hoje a Praedium decide homenagear todas as mulheres e, em especial, as corretoras de imóveis. Mulheres sendo empreendedoras: este é um conceito relativamente novo em nossa sociedade. Por muito tempo, o “mundo dos negócios” era exclusividade do público masculino. E nesse caso, a mulher tinha a “função” de apenas cuidar da casa, dos filhos e dar suporte ao marido. Felizmente, o jogo virou! Assim, cada vez mais estamos conquistando nosso espaço no mundo corporativo. E são essas mulheres de destaque, empreendedoras, que batalharam e ainda batalham pelos seus sonhos e objetivos que nos inspiram a escrever essa matéria. Com suas histórias e dicas.

Leitura complementar: Dificuldades no Mercado Imobiliário: 5 Coisas que Ninguém Te Contou

A história das mulheres no mercado imobiliário

Até o ano de 1958, somente os homens podiam se tornar corretores de imóveis. Portanto, com essa premissa em pauta, já nos dá uma ideia do quanto era machista o mercado imobiliário. De acordo com uma pesquisa feita pelo COFECI, a participação feminina cresceu em mais de 144% somente na última década. O preconceito ainda existe contra a mulher corretora de imóveis. Porém, quando a profissão iniciou, existia muito mais. A diferença hoje é que as mulheres são muito solicitadas e valorizadas pelo mercado.

Corretoras de imóveis e a luta contra o assédio

Infelizmente, toda mulher sabe o que é assédio. Em algum momento de nossas vidas, já nos sentimos constrangidas com algum “elogio” descabido em ambientes onde isso não deveria acontecer. Prova disso: De acordo com um estudo feito, surpreendentes 33% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio no trabalho. Com as corretoras de imóveis, isso não é diferente. Desde o momento em que você é vista e julgada por sua aparência e não por sua competência, até “elogios” provenientes de clientes, colegas de trabalho ou até mesmo superiores. Tudo nesse caso é assédio.

Historicamente, o assediador parte do princípio que o corpo da mulher é público. E dessa forma, é algo sobre o qual se pode opinar e, por que não, se servir à vontade. Lamentavelmente, as corretoras de imóveis, como falamos anteriormente, ainda vivem em um mercado machista. O assédio no mercado imobiliário pode ser caracterizado de diversas formas. Inclusive, aquela brincadeira “inocente” do cliente comprador ao entrar no carro de uma corretora de imóveis. Por isso, as mulheres devem estar sempre em estado de alerta, atentas às suas roupas, comprimentos, maquiagem, cabelos, decotes (ou não). Enfim, um leque enorme pelo qual são pré-julgadas e que não acontece no mercado imobiliário visto com olhos masculinos.

Há alguns anos atrás, a emissora Rede Globo compactuou erroneamente com esse pré-julgamento. Em uma de suas novelas (Verdades Secretas), a corretora de imóveis durante um trâmite de locação de um apartamento diz que “gosta de ser corretora de imóveis porque sempre rola uma rapidinha e o marido não desconfia”. Isto é, uma banalização injusta da classe de corretoras de imóveis e principalmente da mulher. Essa cena, no caso, acaba por manchar a imagem da mulher no mercado imobiliário. Que diariamente sai de sua casa para trabalhar com ética, respeito e dignidade.

A Diferença entre Homens e Mulheres no Mercado Imobiliário

Não é porque sou mulher que vou “puxar sardinha” para o meu lado. Mas, as corretoras de imóveis estão dando um baile em muitos corretores por aí. Quer saber por quê? Elas têm mais paciência para atender um cliente complicado. Conseguem usar melhor do que ninguém a empatia e fugir de conflitos desnecessários. São extremamente organizadas com suas rotinas, atendimentos, reuniões e burocracias. São multitarefas, conseguem com maestria executar mais de uma atividade ao mesmo tempo e todas com primor. Elas possuem uma enorme vontade de aprender. Nunca estão satisfeitas com o que já sabem e sempre acham que podem aplicar algo a mais no seu atendimento (em todos os níveis). Normalmente, inspiram mais confiança e, por esse motivo, estão mais propensas a fechar vendas. Não se amedrontam com horários exaustivos. E o melhor de tudo, conseguem fazer tudo isso, “em cima” de um salto alto, no frio ou no calor, cansadas ou não. E sempre com um sorriso acolhedor no rosto.

É evidente que existem muitas características que poderíamos citar como primordiais para fechar uma venda e onde as mulheres são especialistas. Mas, vamos parar por aqui e ir direto ao que interessa: Quem são elas? Onde vivem? E qual sua história?

Corretoras de imóveis de sucesso

Nós gostaríamos de ter conversado com todas, mas não seria humanamente possível. Então, representando a classe, vamos falar sobre 11 mulheres de destaque no mercado imobiliário e contar um pouco sobre suas histórias.

1. Thuany Ferreira do Nascimento

A Thuany atua como corretora de imóveis na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. E ela faz isso há menos de 6 anos. Quando perguntamos o que a fez querer ser corretora de imóveis, ela nos disse:

fonte: praedium

Participe da discussão

Compare listings

Comparar